top of page
costaverde.png

COSta verde e MAR

Há muito o que fazer e descobrir na região turística conhecida como Costa Verde e Mar.

 

A beleza do litoral catarinense atinge seu auge em muitas de suas praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, especialmente em Porto Belo e Bombinhas.

 

Mas o principal destino turístico da região é mesmo o movimentado Balneário Camboriú. A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, belas praias, parques, restaurantes internacionais e algumas das melhores casas noturnas do país.

 

Em Itajaí, onde se encontra o maior porto pesqueiro do país, os destaques são o Terminal Marítimo de Passageiros, infraestrutura especial para receber navios transatlânticos e os eventos náuticos.

 

Há ainda o Parque Beto Carrero World, em Penha, os alambiques de cachaça de Luis Alves e adoráveis vilas de pescadores em muitos recantos da Costa Verde e Mar.

 

A seguir vamos apresentar um pouco de cada cidade, para que monte o seu roteiro o possa desfrutar do melhor de Santa Catarina.

PEnha

Penha foi um dos primeiros locais de Santa Catarina a serem povoados pelos colonizadores açorianos. A economia, inicialmente baseada na pesca e na maricultura (o município é um dos maiores produtores de mariscos do estado), cedeu lugar ao turismo, principalmente depois que o Parque Beto Carrero World se instalou na região.

 

Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas visitam esse que é o maior parque multitemático da América Latina, com mais de 100 brinquedos e atrações.

 

Mas há outras opções turísticas em Penha, são 19 diferentes praias ao longo da costa de Penha, todas com boa estrutura de hospedagem. A maior é a Praia da Armação, com 6 km de extensão. Para as famílias, as mais indicadas são as praias Alegre, Bacia da Vovó, São Miguel e Armação do Itapocorói. Surfistas vão encontrar boas ondas nas praias do Quilombo, Vermelha e Grande. Já as praias do Poá, do Lucas, da Saudade e do Monge destacam-se pela natureza preservada e pelos costões próprios para pesca e mergulho. e os esportes de aventura que podem ser praticados em vários locais do município.

​

Passeios de escuna a partir da barra do Rio Piçarras, o trajeto segue contornando as agrestes paisagens da Ilha Feia com possibilidade de avistar a pouco explorada Caverna do Diabo. O desembarque na ilha não é permitido, mas são feitas paradas em outros pontos para banho de mar e snorkeling.

​

Saboreie pratos típicos da cozinha açoriana, como os mariscos ao bafo e as porções de peixe frito, nos restaurantes e quiosques à beira-mar.

​

trapiche.jpg
entradaoarque.jpg

balneário piçarras

Situada a 5 km de Penha, balneário Piçarras possui águas tranquilas, atrai muitos turistas na temporada de verão. Esportes náuticos, como vela e jet ski, são garantia de diversão em toda a orla, especialmente na Barra do Rio Piçarras.

 

Há passeios de barco pelo rio e para as ilhas costeiras Itacolomi e Ilha Feia, saídas embarcadas para pescaria, além de roteiros off-road pela zona rural do município.

​

Opções de Turismo:

​

Museu Oceanográfico Univali 

A exposição do Museu Oceanográfico Univali tem 1.000 m² de área e a temática abrange a formação dos oceanos, a evolução dos seres vivos a história da oceanografia, os recursos vivos e minerais dos oceanos, a preservação do meio ambiente marinho e uma ampla exposição sobre os seres vivos marinhos, disposta em ordem filogenética, isto é, dos organismos mais primitivos e antigos (esponjas, corais, moluscos, crustáceos, etc.) aos mais complexos e evoluídos (peixes cartilaginosos, peixes ósseos, répteis marinhos, aves marinhas e mamíferos marinhos). Endereço: Avenida Sambaqui, 318 – Santo Antônio - Balneário Piçarras/SC. Contatos: educação.movi@univali.brwww.univali.com.br/museuoceanografico ; Telefone: 47 3261-1403 / 1402.

​

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar
O roteiro completo tem 270 km e percorre estradas secundárias por todos os municípios da região da Costa Verde e Mar. O trajeto sugerido passa pela Praia Central e segue pelo interior do município.
Fone: (47) 3404-8000
www.costaverdemar.com.br/cicloturismo

museu.jpg
piçarras.jpg

Luis Alves

O município de Luís Alves está localizado no Vale do Itajaí a 40 km de Penha, e tem como limites territoriais os municípios de Massaranduba, Gaspar, Ilhota, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha ,São João do Itaperiú e Blumenau.

​

Colonizado por imigrantes italianos, é conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça”.

​

A cidade é muito conhecida por sua cachaça produzida de forma artesanal. O período áureo dos alambiques passou, mas os que permaneceram produzem aguardente de ótima qualidade, requisitada por especialistas e apreciadores. Demonstração da produção de cachaça


Além da cachaça tradicional de cana-de-açúcar e de melado, também é produzida cachaça de banana e outras em que são adicionados sabores, ervas, frutas, etc.

Acesse o nosso site e conheça os alambiques do município.

​

Luiz Alves possui várias quedas no rio Luiz Alves, Ribeirão Máximo e Braço Serafim.

​

Fonte: https://turismo.luizalves.sc.gov.br/o-que-fazer

​

​

cachaça.jpg

Ilhota

O Município de Ilhota está localizado a 32km de Penha. Foi colonizado por imigrantes belgas

 

Turismo de Compras ótimos produtos da moda íntima, praia e fitness são encontrados nas inúmeras lojas localizadas principalmente ao longo da rodovia Jorge Lacerda. O grande número de confecções, conferiu à Ilhota o título de “Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia”.

 

Há também lojas com artesanatos em vime e móveis rústicos elaborados a partir de madeiras de demolição.

 

Eventos de moto velocidade acontecem nos motódromos localizados no interior do município. As estradas interioranas com suas belas paisagens fazem parte do Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo. 

​

Recanto Duas Quedas

Lugar perfeito para estar com a família junto à natureza, respirar ar puro e sentir a brisa fresca que vem das águas. O parque oferece, cabanas com churrasqueira, lanchonete, toboáguas, piscinas para adultos e crianças, cachoeira com paisagens paradisíacas.

Email: duasquedas@hotmail.com
Contato: (47)9992-9595

​

Parque Botânico Morro do Báu

O Parque Botânico Morro do Baú é de propriedade do Herbário Barbosa Rodrigues, organização não-governamental de fins científicos e filantrópicos com sede em Itajaí. Foi criado em 1961 pelo fundador do herbário o botânico Padre Raulino Reitz. O principal objetivo do Parque, que tem área de 750 ha, é preservar e desenvolver pesquisa sobre conservação e manejo de florestas e implementar educação ambiental junto aos seus visitantes e moradores vizinhos. Os visitantes devem apresentar-se à administração antes de fazer a trilha. É possível acampar na área próxima da cachoeira principal. Não há serviços de restaurante, mas existe a possibilidade de uso das churrasqueiras no local reservado para camping.

Contato: (47) 3348-8725

​

​

Fonte: https://turismo.ilhota.sc.gov.br/o-que-fazer

​

duasquedas.jpg
ilhotacompras.jpg

navegantes

Localizada a 10 km de Penha, Navegantes é sede de um porto e de um dos principais aeroportos internacionais de Santa Catarina, e mantém a vocação ligada ao mar e ao mundo náutico.

 

O município de colonização açoriana destaca-se economicamente pelas atividades ligadas à pesca (é o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescado da América Latina) e à construção naval, com uma numerosa quantidade de estaleiros navais.

 

As praias do Gravatá, do Pontal, Central e Meia Praia são as principais atrações para os turistas, com boas condições para o surfe, pesca e outras atividades de lazer. Na alta temporada, a cidade também ganha uma vida noturna agitada nos picos mais procurados pelos surfistas e na orla gastronômica.

​

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar

O roteiro completo tem 270 km e percorre estradas secundárias por todos os municípios da região da Costa Verde e Mar. O trajeto sugerido passa pelas praias Vermelha, Grande, de Armação de Itapocorói e Alegre.
Consórcio Intermunicipal de Turismo – Citmar.
Fone: (47) 3404-8000
www.costaverdemar.com.br/cicloturismo

​

gravatá.jpg

itajaí

itajaigeremias.jpg
praia-brava-itajaí.jpg
cabeçudas.jpg

Itajaí localiza-se no litoral norte do Estado de Santa Catarina, junto à foz do Rio Itajaí-Açu fica a cerca de 15 km de Penha ( em linha reta).

 

A cidade encontra-se em uma região estratégica do território catarinense, localizando-se na margem direita do maior rio do Estado, integrando um eixo de ligação com as principais rodovias e aeroportos do Brasil. 

 

O município tem o segundo maior PIB do Estado, decorrente dos setores econômicos mais importantes como a logística, construção civil, atividades industriais e portuárias, destacando-se o seu complexo portuário como o maior porto pesqueiro do país e o segundo maior em movimentação de contêineres.

 

Durante o ano a cidade mantém a tradição de festas típicas, que oferecem gastronomia, cultura e entretenimento aos habitantes e também aos turistas. Itajaí conta ainda com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio,  Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros.

 

Praias: Atalaia, Brava, Cabeçudas, Geremias, Solidão.

​

Bico do Papagaio
Na saída da Praia da Atalaia em direção à praia de Cabeçudas, encontra-se uma formação rochosa, esculpida acidentalmente, que lembra a figura de um Bico de Papagaio. É um dos cartões postais da cidade.
Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani – Estrada Praia de Cabeçudas

Molhes da Barra
Não deixe de visitar os Molhes da Barra da Praia da Atalaia que se constitui atualmente em um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo muitos turistas e visitantes. O local oferece uma bela visão de entrada e saída de navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açú e também propício para a prática da pesca de arremesso.
Acesso pela Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani, seguindo pela rota das praias

​

Voo Livre, Paraquedismo e Planador

Sensação de liberdade, adrenalina, superação, o contato com a natureza e a vida ao ar livre, com certeza quem experimenta o vôo livre se apaixona.Quem pratica o vôo livre na Atalaia aprecia a natureza da nossa cidade. De um lado as estruturas feitas pelo homem e do outro a arte da natureza. Ver a cidade de outro ângulo é realmente algo muito especial e inesquecível.

​

​

Balneário camboriú

Localizado a pouco mais de 36 km de Penha,  Balneário Camboriú disputa com a capital catarinense a preferência dos turistas na alta temporada. 

 

A movimentada Praia Central, onde fica a cosmopolita Avenida Atlântica, é o coração da cidade, mas existem opções mais tranquilas e preservadas, como as praias de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho e a primeira praia de naturismo do país: a Praia do Pinho.

​

O Parque Unipraias, localizado na Barra Sul, reúne lazer, compras, ecoturismo e ainda proporciona uma bela vista da cidade em seus bondinhos aéreos. A Rodovia Interpraias também é um passeio obrigatório, com paisagens de grande beleza em todo o trajeto.

​

Morro do Careca
Com 80 m de altitude, permite voos tranquilos e seguros. Podem ser feitos voos duplos de parapente de aproximadamente 15 minutos com pilotos experientes (permitido, inclusive, para crianças a partir de 5 anos).
Pégasus Voo Livre


Av. Carlos Drummond de Andrade, 327, sala 101, Praia dos Amores.
Fone: (47) 3361-5322 / (47) 9987-1151
www.pegasusvoolivre.com.br


Atalaia Clube de Voo Livre
Fone: (47) 9987-1151
www.acvl.esp.br

morro_do_careca.jpg
teleferico_escuna-Praia-de-Laranjeiras.j

itapema

itapema.jpg
pedra da gurita.jpg

Itapema está localizada a 51 km de Penha, as praias de água cristalina são o principal atrativo do município, que tem boa infraestrutura hoteleira, além do artesanato tem um comércio forte e diversificado e vida noturna com muitos bares e restaurantes com várias especialidades.

 

O ecoturismo é outra atração, com boas opções de trekking, escalada, arvorismo e voos de ultraleve sobre o litoral. Destaque também para o turismo de eventos, que tem atraído um bom número de visitantes durante o ano inteiro.

​

Pedra da Gurita
Trekking por mata nativa entrecortada por cachoeiras e por límpidos riachos até o topo (200 m de altura). A 10 km do Centro. Acesso pela Rua 902.

​

Ilha do Pirata
No costão da ilha, há 16 vias de escalada em blocos de rochas de até 12 m de altura. A vista para o mar é privilegiada.

​

porto belo

Porto Belo é um pequeno paraíso localizado a 61 km de Penha,  encravado no litoral catarinense.

 

A cidade mantém a atmosfera bucólica de uma vila de pescadores em meio a um cenário natural de grande beleza, com praias de águas cristalinas, baías abrigadas, ilhas e vegetação preservada.

 

Os passeios de barco, os esportes náuticos e o mergulho estão entre as principais atividades turísticas. Na Ilha de Porto Belo, por exemplo, você pode se aventurar em trilhas subaquáticas que revelam a abundante vida marinha da região.

 

Em outros locais, como a Reserva Morro dos Zimbros, há trilhas que desbravam a Mata Atlântica e permitem a observação de aves e de espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim. Imperdível também é a visita ao Ecomuseu, que tem ossadas de baleias e fósseis de mamíferos antigos.

​

Reserva Morro de Zimbros
Percurso de 1,2 km no meio de uma floresta preservada, rica em biodiversidade. Há inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o gato-do-mato-pequeno e o tamanduá-mirim. Os adeptos da Observação de Aves recebem binóculos e prancheta de identificação das espécies mais comuns (é necessário que o visitante pertença a um clube de observadores de aves). A trilha culmina em um mirante com vista panorâmica da Enseada de Porto Belo, da Ilha de Porto Belo, de Itapema, da entrada da Barra de Itajaí e da Enseada do Caixa D’Aço. As caminhadas são acompanhadas por guias. Agendar visita.
Fone: (47) 3369-4022
www.morrodoszimbros.com.br

Ilha de Porto Belo
Existem diversas trilhas no local, atravessando a mata. A principal delas leva ao topo da ilha, de onde se pode ver toda a costa de Porto Belo e Itapema. No trajeto, é possível ver inscrições rupestres na Pedra da Cruz.
Fone: (47) 3369-4146
www.ilhadeportobelo.com.br

portobelo.jpg
zimbros.jpg

bombinhas

bombinhas2.jpg
bombinhas-5.jpg

Bombinhas está há 70km de Penha. Menor município catarinense, é também um dos maiores em belezas naturais.

 

Situada em uma península cuidadosamente recortada, tem praias de águas verde-esmeralda, baías e enseadas abrigadas que guardam uma grande variedade de peixes e espécies marinhas. É o paraíso para os praticantes de mergulho livre e autônomo e também para surfistas e velejadores. Com 75% de seu território preservado, Bombinhas oferece ainda belíssimas trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras e bons locais para observação de aves e animais silvestres.

 

Outra atração que merece ser apreciada é o arrasto da pesca da tainha, entre maio e julho, tradição ainda presente nas pequenas comunidades de pescadores de origem açoriana.

​

Morro do Macaco
Após 500 m, chega-se a uma belíssima vista panorâmica de 360º. Subindo mais 191 m (cerca de 40 minutos) até o topo, pode-se contemplar as ilhas da Reserva do Arvoredo e toda a península. Realizada apenas com acompanhamento de guia. Parque Municipal do Morro do Macaco, Canto Grande.

​

Costeira de Zimbros
Cerca de uma hora de percurso passando por praias selvagens: Cardoso, Triste e Vermelha. A trilha começa e termina na Praia da Lagoa, onde também é possível tomar banhos de água doce. Realizada apenas com acompanhamento de guia.

bottom of page